No julgamento virtual do RE 835818/PR (tema 848), que teve início em 05/03/2021, seis dos onze ministros do STF votaram pela inconstitucionalidade da exigência de PIS e de COFINS sobre créditos presumidos de ICMS.
A tese proposta pelo Ministro Marco Aurélio (Relator) foi a seguinte: “Surge incompatível, com a Constituição Federal, a inclusão, na base de cálculo da Cofins e da contribuição ao PIS, de créditos presumidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.”
Apesar de os onze ministros já terem depositado seus votos, o referido julgamento ainda não foi concluído em razão do pedido de destaque feito pelo Ministro Gilmar mendes, ocasião em que o julgamento foi interrompido no plenário virtual e será retomado no ambiente físico (por meio de vídeo conferência) onde os ministros terão a oportunidade de mudarem seus votos.
O escritório Bergamini Advogados possui equipe especializada à disposição de V. Sas. para esclarecer eventuais dúvidas tributárias.
27 de setembro de 2024
No último dia 29/08/2024, a Receita Federal do Brasil iniciou uma Consulta Pública para avaliar as Instruções Normativas que...
Leia maisInscreva-se em nossa newsletter
e fique por dentro das novidades
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.