O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara, sugeriu nesta sexta-feira (17/9) a necessidade de um decreto legislativo para impedir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Um decreto legislativo é um ato normativo instituído pelo Congresso sem participação do presidente da República e sem chances de vetos. Dentre as possibilidades de uso de decretos legislativos está a suspensão de atos presidenciais.
O IOF incide sobre operações de crédito, câmbio, seguro e valores mobiliários, por exemplo. Nesta quinta-feira (16/9), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que aumenta as alíquotas do IOF até o fim do ano, para custear o Auxílio Brasil — programa que deve substituir o Bolsa Família.
Com o ato, a alíquota para pessoas físicas passa a ser de 4,08% ao ano. Até então, a taxa era de 3%. Já a alíquota para pessoas jurídicas sobe de 1,5% para 2,04% ao ano.
Inscreva-se em nossa newsletter
e fique por dentro das novidades
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.